O MAIS ANTIGO DOS REAIS

O Saint James é o mais antigo dos parques Reais em Londres e, de certa forma, o mais pomposo também, pois é cercado por três importantes palácios, o de Westminster, que se tornou a sede do Parlamento Inglês, o St James que é um dos palácios mais antigos da capital e, obviamente o mais conhecido, Palácio de Buckingham onde mora a Rainha Elizabeth II. Memoriais, monumentos, estátuas, arcos, museus, e outros prédios históricos também estão presentes por toda a área do Parque e redondezas, que não ultrapassa 23 hectares. O maior e mais grandioso certamente e o Memorial da Rainha Elizabeth onde podemos tomar como marco inicial do Parque St James.

Como muitos outros, o parque começou como uma área de caça a veados quando, em 1532, o Rei Henry VIII adquiriu o terreno para seu próprio entretenimento e construiu o Palácio St James. O nome do palácio e parque vem de um hospital destinado ao tratamento de leprosos que havia ali no século XIII. Seguindo pela Rua The Mall, podem-se encontrar sete memoriais: da Rainha Alexandra, do Duque de York, da Artilharia, da Polícia Nacional, da Graspan, da Divisão Naval Real e de Bali.

Antes do hospital a região era apenas um campo alagadiço e enlameado. Algo muito difícil de imaginar nos dias de hoje quando assistimos a um dos desfiles e marchas oficiais da cavalaria e guarda real inglesa. O local exato onde séculos atrás corria um riacho foi aterrado e transformado na Casa dos Guardas (House Guards Parade).

A Clarence House, uma mansão construída entre 1825 e 1827, é a residência oficial do Príncipe Charles, Príncipe de Gales e de sua segunda esposa, a Duquesa da Cornualha, bem como dos filhos de seu casamento Lady Di, William e Harry. O príncipe mantém um de seus escritórios em Clarence House e o local é aberto ao público durante cerca de dois meses em cada verão, mas os bilhetes devem ser comprados com antecedência.

Apesar desse lado histórico muito forte, o St James foi o primeiro parque a ser aberto ao público o que prova que ali também é um local de lazer onde se pode relaxar, fazer piqueniques, jogar bola e observar os pássaros e aves que andam e nadam livremente pelos gramados e lago. São cerca de quinze espécies de passarinhos, patos, gansos, marrecos e até mesmo pelicanos. Estes são uma atração à parte no parque e chegaram ali por meio do embaixador russo que, em 1664, presenteou o rei com esta ave um tanto exótica para o centro de Londres.

O St James acolhe mais de cinco milhões de visitantes diários, sendo considerado um dos parques mais visitados em toda a Europa. Aberto das cinco até a meia-noite o ano todo, para chegar de metro há três estações perto do parque: St. James’, Charing Cross, ou Green Park.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s