Acadêmicos discutem pesquisas sobre comunidade brasileira no Reino Unido


Pesquisadora Ana Souza, responsável pelo Grupo de Estudos sobre Brasileiros no Reino Unido, abriu o seminário.

Nesta terça-feira, 27, o Grupo de Estudos sobre Brasileiros no Reino Unido (GEB) promoveu o “1º Seminário sobre Imigração Brasileira no Reino Unido: Diálogos com os Brasileiros em Diáspora”, que contou com a presença de cerca de 30 pessoas, entre intelectuais, acadêmicos e líderes da comunidade brasileira em Londres.

O evento iniciou com a apresentação do professor da Royal Agricultural College’s School of Business, Luis Kluwe, que desenvolve a pesquisa “A alimentação na Diáspora e Empreendimentos Étnicos”, que tem como objetivo averiguar as relações socioeconômicas dos brasileiros no Reino Unido através do consumo de produtos típicos brasileiros.

Kluwe afirma que, quando no exterior, migrantes de uma mesma comunidade tendem a consumir alguns itens com maior regularidade de quando estavam no próprio país, talvez como uma tentativa de se afirmar a própria cultura. “Há uma afirmação étnica (até nacionalista) de se demonstrar brasilidade pela ingestão de caipirinha, feijoada, coxinha de galinha, arroz, e rejeição de alimentos ‘ingleses’ como, por exemplo, a batata. Nesse caso o alimento passa a ser um objeto transacional, um símbolo”, explicou.

O segundo palestrante do seminário foi o estudante de doutorado pela Universita Degli studi di Milano, por Edmar da Rocha, que expôs dados imigratórios bastante relevantes, porém ainda sem embasamento empírico sobre a exploração das relações de igualdade e oportunidades dos imigrantes latinos americanos no mercado de trabalho, na moradia e na comunidade. Todos os dados levantados pelo pesquisador são estimativos, como o número inacurado de que haja de 150 a 300 mil brasileiros no Reino Unido.

A dificuldade em efetuar tal pesquisa é obvia geograficamente, além do problema de questões legais de alguns imigrantes – muitos dos quais não arriscam sua sobrevivência, mesmo que garantido o anonimato, em preencher qualquer tipo de pesquisa ou formulário.

A platéia levantou outras questões bastante importantes, como o papel do Consulado brasileiro para esta comunidade tão carecida de informação e ajuda. O representante do Consulado presente adiantou que, cada vez mais, a instituição vem trabalhando para fortalecer o link com a comunidade e se tornar este amparo para os brasileiros no país – sem importar o ‘status’ imigratório.

Grupo de Estudos sobre Brasileiros no Reino Unido

O GEB, atuante desde junho de 2008, foi fundado exatamente em função da necessidade de se promover o estudo, a publicação e divulgação de pesquisas relacionadas a comunidade brasileira no Reino Unido. Os interessados em participar ou conhecer melhor o trabalho do grupo devem contatar Ana Souza atravésdo email geb.anasouza@yahoo.co.uk

Dados importantes ainda não passam de estimativas



One response to “Acadêmicos discutem pesquisas sobre comunidade brasileira no Reino Unido

  1. alexandre mendonça

    Há de se pensar nas questões que tratam da moralidade das pessoas (humanos) em especial dos (imigrantes) sejam eles latinos ,europeus,asiaticos,ciganos ou apatriados ,porque ja é sabido que o maior rombo na vida destas pessoas é o trauma que se perpetua em suas mentes (vida) com relação a destruição de um sonho que muitas vezes não se realiza por mero instrumento da burocratização, intolerancia e contando também com o racismo o ultranacionalismo e a falta de politicas pacificadoras em relação a este caso … Creio que essas pessoas possam ser ouvidas este talvez seja o priomeiro passo ,para um possivel futuro…Creio também que se estabeleça uma linguagem Única e de fácil acesso a todos ,acho que isso pode de alguma forma unir ideias e pessoas … Enfim fico muito agradecido por esta oportunidade e espero ser Ùtil ,e criar forças para lutar por um futuro melhor para a todos nós seres humanos …
    DEUS OS ABENÇOE E BOA SORTE

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s