Salário mínimo sobe para £5.73 por hora

No dia 1 de outubro, o salário mínimo do Reino Unido teve um aumento de 3.8%, chegando ao valor de 5.73 libras por hora. Os maiores beneficiados são as mulheres, pois, de acordo com a associação trabalhista Trade Union Congress (TUC), elas representam dois terços de todos os empregados britânicos que recebem este valor como base de pagamento.

O aumento também ajuda na economia de 245 milhões de libras em benefícios pagos pelo governo, além de diminuir a diferença salarial entre sexos, afirma a TUC. Este é o nono aumento salarial desde sua introdução em 1998, contabilizando 59.2% de reajuste desde então, sendo que o aumento médio salarial ficou em 44.2%.A união também analisa que, ao contrário do previsto, o aumento anual do salário mínimo não provocou perda de postos de trabalho.

O secretário geral do TUC, Brendan Barber, afirma que, apesar de positivo, o aumento não chega a cobrir o elevado custo de vida que aumenta a cada mês.
“O aumento no salário mínimo ajudará milhares de famílias, mas por ainda ser muito baixo e com os altos índices inflacionários, estas mesmas famílias estão pagando mais em comida e energia e não poderão destinar esse aumento para outros gastos a não ser os atuais”, analisa.

Com estes argumentos, Barber solicitou ao grupo de trabalho que trata do assunto (Low Pay Comission) que reconheça os altos níveis de inflação em comparação com o salário mínimo e, para o próximo ano, realize um reajuste de acordo.

Com o aumento, o salário mínimo de um adulto subiu de 5.52 para 5.73 libras por hora. Trabalhadores entre 18 e 22 anos passaram a receber 4.77 e aqueles entre 16 e 17 anos, 3.53 libras.
Mais informações sobre o salário mínimo no Reino Unido, acesse: http://www.hmrc.gov.uk/nmw.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s