Há 70 anos não neva em Londres em outubro

Pegadas na neve na ponte do Milênio

Pegadas na neve na ponte do Milênio

Desde 1934 que a capital britânica não via neve tão cedo em seu inverno. Na manhã desta quarta-feira, 29, londrinos acordaram e puderam observar campos brancos pela janela, em função de uma frente fria vinda do Ártico que atingiu a capital na noite anterior, fazendo nevar por duas horas e que diminui drasticamente a temperatura, chegando a ser menor que em Moscou, capital da Rússia.

Algumas áreas ao norte de Londres a temperatura de zero graus permaneceu por longas horas, conservando a neve que chegou a atingir cinco centímetros. A mair parte da cidade foi atingida por volta das 10 horas da noite, contrariando as previsõesde que a cidade escaparia de um inverno rigoroso este ano.

Em Brent, uma camada um tanto grossa de neve surpreendeu os moradores que viram seus carros ficarem cobertor de uma neve fofa e pesada em poucos minutos. “Eu fiquei muito supresa, parece que o Natal chegou mais cedo este ano. Esta manhã estou indo pro parque construir um boneco de neve e deslizar na neve!”, contou empolgada a estudante Charlotte Hussey.

Por causa da neve e gelo na pista, um homem foi hospitalizado após perder o controle de seu carro quando dirigia na M25, próximo a Enfield. Seu Renault rodou na pista e parou num canal ao lado da estrada.

A geada, a neve e o ar congelante são resultados de uma frente fria vinda do Ártico que moveu a brisa mais morna vinda do Atlântico que estava posicionada sobre a ilha britânica anteriormente. “O que nós presenciamos na terça-feira à noite foi o resultado de um ação climática provinda do Ártico que atingiu Londres”, explicou o metereologista inglês, Byron Chalcraft.

“O Ártico tem registrado temperaturas muito baixas este ano, então estes ventos incomuns chegaram às ilhas britânicas, o que resultou nesta queda de temperaturas esta época do ano. E ainda mais incomum foi ver neve”, disse.

“O último registro de neve foi em outubro de 1974, mas a última vez que a neve atingiu Londres, deixando uma cobertura branca, como aconteceu foi em 1934”, revelou Chalcraft.

A previsão havia anunciado anteriormente que geadas poderiam ocorrer em algumas áreas, porém o que houve foi uma neve caindo por horas e cobrindo os campos com uma fina camada branca e fofa.

Na manhã seguinte a maioria da neve e gelo já havia derretido na cidade, dando lugar a um dia ensolarado, mas com temperaturas baixas que devem permanecer durante todo o final de semana.

One response to “Há 70 anos não neva em Londres em outubro

  1. estou adorando ver a neve em londres, e arrependida de nao ter ido prala com meu esposo que foi passar o aniversario do pai dele, e preocupada por que o voo dele pode ser canselado amanha, e estamos morrendo de saudades dele.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s