Adeus, Pequim; bem-vinda, Londres

 

Estrelas do pop, atletas do time da Grã-Bretanha e convidados, policiais, árbitros e mais de 40 mil pessoas reuniram-se no último domingo, 24, em frente ao Palácio de Buckingham, no centro da capital inglesa, para iniciar a contagem regressiva para as Olimpíadas de Londres, marcada para 2012. Cantando “We are the champions”, os organizadores da festa esperaram passar a idéia de felicidade e diversão para os próximos Jogos Olímpicos.

Um grande palco foi erguido em frente à morada da família real inglesa e, enquanto a música tocava, os mestres de cerimônias convidavam os policiais fardados a entrarem na festa, uma cena difícil de imaginar em Pequim. Uma infinidade de bandeirinhas com o logo das Olimpíadas 2012 eram agitadas durante as apresentações e quando entradas nos telões, diretamente do outro lado do mundo e outras localidades no Reino Unido, aconteciam. Além de Londres, cerimônias e festas marcaram a transmissão da sede olímpica de Pequim para a capital inglesa, em 20 localidades do Reino Unido.

Enquanto isso, em Pequim, outros britânicos ilustres, como o prefeito Boris Johnson, o jogador de futebol David Beckham, o guitarrista Jimmy Page e a cantora Leona Lewis, participaram da cerimônia de encerramento da edição chinesa nos jogos. Os londrinos que acompanharam a cerimônia chinesa mostraram-se mais entusiasmados com a presença de Beckham do que com a do prefeito da cidade, que estava no encerramento para receber a tão aguardada bandeira com os aros olímpicos.

A rainha Elizabeth II felicitou a delegação britânica que esteve em Pequim por uma “competição memorável”, a melhor em cem anos. “A todos os participantes, e a todos os que os apoiaram tão bem, envio minhas mais calorosas felicitações. Como nação, agora voltamos nossas atenções para a realização dos Jogos Olímpicos de Londres”, disse a chefe de Estado em sua mensagem oficial.

“O movimento olímpico serve para fazer o mundo ficar junto”, afirmou Michael Phelps, que compareceu no show londrino. Os organizadores de Londres-2012 sabem que não conseguirão fazer os Jogos nas proporções de Pequim, já que o investimento feito será menos que a metade do que foi gasto na cidade chinesa.

Mas nada desanima os ingleses nesta nova empreitada. “Esse dia marca o começo de nossa jornada de quatro anos para sediar uma grande Olimpíada em uma grande cidade”, disse o presidente do Comitê Olímpico de Londres, o ex-atleta Sebastian Coe. “Os olhos do mundo se voltarão para Londres nesse dia em que Pequim se despedirá e nós estaremos prontos para receber o mundo”.

O evento terminou com o vôo dos famosos aviões Red Arrows, considerados embaixadores da Força Aérea Real (RAF) e do Reino Unido em espetáculos aéreos. As cores da bandeira inglesa coloriram o céu no final da tarde de domingo.

6 responses to “Adeus, Pequim; bem-vinda, Londres

  1. UHULLLL Se Deus quiser até lá vou ter bastante dim dim pra assisitr as Olimpíadas e visitar minha irmã linda e quem sabe meu sobrinho uahauhauaha bjossss de quem te ama muitoooooo Bi!

  2. Citei a peça Pobre Menina Rica no meu post e coloquei um link para seu texto, ao dar uma “googada” no nome da peça, seu texto foi o que melhor descreve a peça. Espero que não se importe, mas se houver qq problema, por favor, me diga. abraços

  3. Que delícia!!! Quero ir para Londres!!

  4. Bi – Te espero sempre aqui! Toh morrendo de saudades…
    Clarice – Sem problema nenhum! Pode linkar a vontade! E obrigada pelo elogio.
    Ju – Convidada ja estas desde 2005! eheheh…

  5. Opa… Tá aqui mais uma boa opção de leitura de blogs na net. Já acompanho a produção da Paula no BN, agora acompanharei no blog dela!

    Muitas postagens e acessos para você, Paula!

  6. Oi, Joao! Valeu pelo apoio, no blog e no BN tambem. Apareca sempre! Abs, Paula.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s