Governo inglês estuda pedir visto de turista para brasileiros

Há poucas semanas o Reino Unido anunciou mais uma medida que pretende reforçar o combate a imigração ilegal: a possibilidade de exigir visto de turista para 11 países, sendo um deles o Brasil, a partir de 2009. Atualmente, cidadãos brasileiros podem permanecer 90 dias no Reino Unido sem a necessidade da aplicação prévia de um visto. A pesquisa faz parte da Revisão Global de Vistos realizada pelo país, que estabelece regras cada vez mais duras de imigração.

De acordo com o departamento do governo inglês que controla a imigração e fronteiras, a Border Agency, o Brasil é um dos países não-europeus citados na pesquisa que demonstra um alto nível de risco nos quesitos imigração ilegal, segurança social e criminalidade. E, se não alterar este quadro nos próximos meses, deverá ser penalizado com esta dura medida.

Os outros países que devem ser afetados por esta decisão são Bolívia, Botsuana, Lesoto, Malásia, Maurício, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Trinidad e Tobago e Venezuela. A população destes 11 países contabiliza 300 milhões de pessoas – cerca de cinco por cento da população mundial. Se todos estes países forem incluídos no núcleo de vistos, significa que o governo da Grã-Bretanha ampliará a solicitação de visto para 80 por cento da população mundial.

O ministro de Fronteiras e Imigração do Reino Unido, Liam Byrne, ao divulgar o estudo e reafirmar que trata-se de uma medida para proteger as fronteiras inglesa, também reforçou que nenhuma decisão final será tomada antes do início de 2009. “Agora é a hora de decidirmos se devemos ou não ampliar a lista de países que devem solicitar vistos de turistas para entrar em nosso território nacional. Três quartos da população mundial já necessitam passar por checagens para entrar na Grã-Bretanha, mas nós não podemos recuar por este motivo. Se acharmos que devemos, vamos ampliar este número, sim”, reiterou.

“Nosso novo sistema está funcionando melhor que o esperado. Registramos dois milhões de impressões digitais de estrangeiros que aplicaram para vistos e impedimos que mais de três mil pessoas tentassem burlar o sistema tentando esconder suas identidades verdadeiras”, declarou o ministro.

A diretora-executiva da Agência de Intercâmbios LondonHelp4U, Francine Mendonça, avalia que esta decisão afetará diretamente todos os brasileiros que vivem no Reino Unido. “Com a inserção do visto obrigatório para brasileiros todos aqueles que vêm a Grã-Bretanha por um curto período deverão solicitar um visto de seis meses, tendo que prover impressões digitais antes de suas viagens. Não só o turismo do país será afetado com essa medida, mas também fará com que familiares e amigos das centenas de milhares de brasileiros que moram por aqui terão que enfrentar uma burocracia muito maior para poder vir visitar”, pondera Francine.

Política de reciprocidade

O Ministério das Relações Exteriores informou em nota oficial que os governos brasileiro e britânico têm mantido encontros bilaterais desde 2007 para discutir e controlar a entrada de imigrantes brasileiros ilegais no Reino Unido.

“A posição do Itamaraty é de reciprocidade, se o Reino Unido tornar o visto obrigatório para visitantes brasileiros, o Brasil fará o mesmo com os turistas britânicos”, informou o Itamaraty.

Atualmente os turistas brasileiros têm livre entrada em 21 dos 27 países da União Européia. Em 2006 (dados mais recentes), 11.300 brasileiros foram mandados de volta do Reino Unido, uma média de 31 brasileiros por dia. Desse total, 4.900 foram barrados nas fronteiras e 6.300, deportados – a cifra inclui um pequeno número que retornou voluntariamente.

Desde o início deste ano, os agentes de imigração britânicos barraram a entrada de seis mil pessoas suspeitas de ilegalidade. O governo britânico não divulgou o número de brasileiros incluídos nesse total.

6 responses to “Governo inglês estuda pedir visto de turista para brasileiros

  1. Passei para bizolhar… rs
    Quero ir a Londres para visitar… vou logo, pq se essa história de visto rolar…

  2. Olá Paula, tudo bom? Sou editora de sites especiais do iG e estamos organizando um especial sobre bossa nova. Eu vi que você cobriu o show do Carlos Lyra por aí e gostaria de conversar com você sobre isso. Será que você poderia em escrever? Ou me adicionar no msn chrisbertelli@hotmail.com
    Obrigada

  3. Vixi, vai ficar ainda mais difícil então. Quanta burocracia! Espero voltar logo! Beijos

  4. Isto e uma pena e outra marca negra na reputacao do nosso pais, que ja esta mais pra la do que pra ca. Eu moro em Londres desde 2004 e posso dizer que 90% dos brasileiros que eu conheco aqui ou estao ilegais ou estao com vistos forjados, o que e uma tristeza….as vezes tenho certa reserva em admitir ser brasileira pois imediatamente sou comparada com essa marginalidade. Outro lado da moeda para mim e o fato de que eu sou casada com um ingles e sera muito mais caro e trabalhoso ir visitar a minha familia todo ano, principalmente apos ter filhos, pois eles provavelmente terao passaportes britanicos…..eu realmente torco para que essa medida nao aconteca, mas sabendo da situacao da maioria dos brasileiros no Reino Unido eu temo que essa medida sera implementada e nao demorara muito para que isso aconteca.

  5. Eles não estão errados. Pensam em tomar tal atitude porque simplesmente pelos fatos apontados aí pela GGSL na msg acima. O ministro das relações Exteriores fala em reciprocidade parecendo estar com o orgulho ferido, mas se o turismo no Brasil já é insípido, imagina como será com visto para Britânicos? Vão preferir ir para outro lugar!!!!

  6. Obrigada a todos pela visita e espero que as informacoes tenham sido esclarecedoras.
    Porem, na semana passada, o governo britanico divulgou novas informacoes recuando sobre o tal visto de turista.
    Aguardem alguns dias, pois tenho uma materia que explica a mudanca dos planos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s