Mudanças nos vistos do Reino Unido

Muito em breve, mudanças dramáticas estão para acontecer no sistema de vistos do Reino Unido e afetarão todos os brasileiros que pretendem estudar ou trabalhar por aqui.

O novo sistema do governo será dividido em cinco categorias de vistos, substituindo o complexo sistema atual que contém cerca de 80 vistos.

O novo sistema, que está sendo gradualmente introduzido, é baseado em pontuação, ou seja, os candidatos aos vistos devem alcançar tal quantidade de pontos para poderem aplicar a determinado visto. Porém, parceiros e membros de família não serão enquadrados neste sistema de pontuação.

Categoria 1: Highly Skilled Migrant

Este nivel 1 de visto substitui o Highly Skiled Migrant Programme (HSMP) e apresenta sub-categorias que incluem investidores e empreendedores.

Também existe uma sub-categoria voltada para pessoas que completaram seus cursos de graduação ou pós-graduação no Reino Unido, e têm interesse em continuar no país para trabalhar.

Como funciona este visto?

Para classificar-se ao nível 1 é necessário que o candidato alcance 95 pontos, dos quais são ganhos de acordo com as qualificações educacionais (pontos extras para os curso feitos em UK) e nível salarial em empregos anteriores. De uma maneira geral, este visto se assemelha bastante ao extinto HSMP, porém a diferença é que neste novo sistema será requerido conhecimento da língua inglesa e comprovar fundos financeiros próprios.

  • Se a pessoa estiver aplicando do Reino Unido precisará dispor de 800 libras (ou o mesmo valor equivalente em outra moeda) na conta bancaria nos últimos três meses antes de aplicar para o visto.
  • No entanto, até 29 de junho o candidato terá que comprovar este mesmo valor apenas no momento que está aplicando ao visto.
  • Para aqueles que estiverem aplicando fora do Reino Unido, o valor solicitado é de 2.800 libras (cerca de 9.300 reais).

Como estas mudanças me afetam?

Você precisará de qualificações mais satisfatórias e melhores experiências de trabalho para conseguir entrar na categoria 1, sem falar em dinheiro no banco.

Os que estão como turistas no Reino Unido devem retornar ao Brasil para aplicar de lá para este visto, porém aqueles que querem subir das categorias 2 e 4 podem fazer a troca sem deixar o país. Um detalhe importante é que o antigo sistema visto ainda estará funcionando nos consulados britânicos pelo mundo até agosto, as novas categorias serão introduzidas inicialmente para renovações e aplicações dentro do Reino Unido.

Categoria 2: Visto de Trabalho (patrocinado pelo empregador)

Este visto é para imigrantes, com formação e habilidades, que tenham uma proposta de trabalho de um empregador específico. Substituirá os antigos programas de vistos de trabalho até o outono deste ano – data exata a ser anunciada.

Aplicantes potenciais precisarão alcancar70 pontos, de acordo com as qualificações, salário oferecido, conhecimento de Inglês (principalmente conversação), e 800 libras de fundos na conta bancária.

Note que:

  • O empregador precisará de uma licença especial da Agência de Fronteiras do Reino Unido para patrocinar trabalhadores.
  • Todas as posições de emprego que não constarem previamente na lista da Agência de Fronteiras deverão ser divulgados a candidatos ingleses e europeus antes de procurar mão de obra fora do país.
  • As posições de trabalho oferecidas devem ter um nível mínimo de habilitação, sendo requerido graduação, especialização ou experiência mínima de três anos em gerência.

Como estas mudanças me afetam?

“De certa forma, a categoria 2 é bastante parecida com o programa de visto de trabalho atual”, explica a diretora-executiva da LondonHelp4u, Francine Mendonça. Mas ela adverte que as condições de patrocínio serão mais restritas para garantir que a vaga do imigrante seja legítima.

Francine reforça que, apesar do Home Office examinar detalhadamente os empregadores, empresas genuínas não terão nenhum problema com este novo sistema.

Categoria 3: Trabalhadores sem qualificações

Esta categoria é para trabalhadores sem qualificações, mão-de-obra barata, que pretendem vir ao Reino Unido para trabalhar coletando frutas, por exemplo.

Atualmente, esta categoria esta suspensa, pois o governo inglês acredita que há trabalhadores suficientes para preencher as vagas nestes setores.

Categoria 4: Estudantes

A partir das novas regras, os estudantes deverão ser patrocinados por suas instituições de ensino, e universidades devem adquirir licenças especiais para isso. As instituições educacionais deverão manter recordes precisos de seus estudantes e, sob quaisquer irregularidades, devem notificar imediatamente o governo e Home Office. Esta categoria 4 substituirá os vistos de estudante atuais, no início de 2009.

Como estas mudanças me afetam?

“Os candidatos ao visto de estudante, dentro deste novo sistema, serão examinados rigorosamente para garantir que o curso e a instituição de ensino que eles pretendem freqüentar são legítimos”, afirma Francine. Aqueles que detêm um visto categoria 4 terão a possibilidade de subir para as categorias 1 e 2 sem sair do Reino Unido.

Porque todas estas mudanças estão acontecendo?

De acordo com o ministro de Fronteiras e Imigração, Liam Byrne, este sistema de pontuação atrairá apenas os imigrantes que o Reino Unido realmente necessita. “Nós sabemos que os imigrantes contribuíram com nossa economia, acrescentando cerca de seis bilhões de libras, em 2006. Porém um sistema que atraia imigrantes com qualificações é vital para o Reino Unido, pois esse tipo de imigrante, com educação superior, traz mais benefícios ao país”, afirma Byrne.

“Com este novo sistema de vistos, pretendemos garantir bons empregos para os britânicos, mas também continuaremos atraindo imigrantes necessários ao país e a nossa economia”.

2 responses to “Mudanças nos vistos do Reino Unido

  1. Vc sabe quando estas regras para estudante começarao a valer? E para quem já está lá como estudante, mudará alguma coisa?

  2. Oi, Brasileira! Nao posso te aconselhar sobre questoes legais, mas caso tenha alguma pergunta, envie para o email braziliannews@londonhelp4u.co.uk que eles te aconselham gratuitamente, ok?! A resposta sai a cada duas semanas no jornal Brazilian News que circula por toda Londres. Boa sorte!

Leave a comment